Resenha – O Menino do Pijama Listrado ♥

Olá meus amores… Tudo bem com vocês?

Quem me conhece bem, sabe que toda semana eu tento ler um livro e o livro dessa semana foi: O Menino do Pijama Listrado. ♥

Estou morrendo de amores por esse livro. Querem saber mais? VEM COMIGO ♥

11855439_398136563716122_1000924407_n

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Como tudo começou: Certo dia, quando Bruno chega em casa, ele encontra a empregada (Maria) da família arrumando todas as suas coisas em malas e logo descobre que ele e sua família terão de se mudar. O menino tenta de qualquer jeito fazer a mãe mudar de ideia, já que não queria abandonar sua casa enorme em Berlim, muito menos seus três melhores amigos. Mas eles se mudam e a nova casa não é nada convidativa para Bruno, que continua insistindo em voltar para a antiga casa. Na nova casa não há crianças com quem ele possa brincar e o tédio logo toma conta dele. Mas, pela janela do seu quarto, ele consegue ver pessoas em um campo por trás de uma cerca, e há crianças lá. Por algum motivo, todos usam um pijama listrado cinza, e Bruno começa a se perguntar o que todas aquelas pessoas fazem ali. Então um dia, fazendo uma exploração pelos arredores da casa, ele chega a tal cerca e encontra um menino sentado ali, do outro lado. Ele também usa um pijama listrado e tem uma aparência triste…Bruno logo percebe que encontrou um amigo para passar suas tardes na nova casa.

Sobre o protagonista: Bruno é um garoto de nove anos, que quer apenas brincar e tem questionamentos sobre por que umas regras valem apenas para as crianças e não para os adultos (comum para qualquer criança). Com o posto de comandante de seu pai na Alemanha no meio da Segunda Guerra Mundial, ele está desligado a praticamente tudo o que está realmente acontecendo no mundo. O modo como ele age à situações, o jeito de dizer sempre as mesmas frases, de agir e se dirigir as pessoas da mesma maneira, fez com que eu me apegasse mais ao livro. 

11873993_398136557049456_1488823731_n11880854_398136543716124_1610110843_n

Capa e escrita: A capa do livro é simples, mas tem tudo a ver com a história. Ela tem uma textura maravilhosa (que eu nunca tinha visto em nenhum outro livro). A editora arrasou com uma fonte confortável para leitura e bom espaçamento, além das folhas amarelas que eu amo. Não li nenhum outro livro do John Boyne, então não posso dizer se foi apenas nesse livro ou se há outro que sua escrita foi bem infantil (De um modo bom, claro.) Gostei muito da narrativa que acompanha Bruno e nos passa seus pensamentos, nos fazendo se prender mais a história.

11830219_398136650382780_208264123_n

Conclusão: É um livro muito especial, que toca muito nosso coração e para quem gosta de ler, vai devorar o livro em menos de 3 dias (li em 1 dia e meio kkk). Só lembrando de que o livro não conta detalhes sobre os acontecimentos da Guerra, pois como já falado o protagonista tem apenas 9 anos e vê tudo diferente de como realmente as coisas são, o livro dá mais enfase a amizade de dois meninos que vivem em mundos completamente diferentes. Estou ansiosa agora que acabei o livro, para ver o filme (e espero não me decepcionar kkk). Esse é o tipo de livro que eu recomendo para todas as pessoas, principalmente aquelas que ainda estão pegando o hábito e o amor pela leitura. Vale a pena ler. ♥

E é isso amores, espero que vocês tenham gostado. Se alguém ai já leu, deixem seus comentários.

Um biiiiig beijo. ♥
(Post por: Thamires Barros)  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s